sexta-feira, 6 de julho de 2012

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

Sim, eu tive uma infância!
Semana passada estava com uma amiga e ela estava lendo a peça que apresentará em outubro. Fiquei muito alegre por ela se tratar de uma adaptação de uma obra de Jorge Amado - O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá.
Foi então que resolvi procurar meu livro que ganhei em 2002 na escola.
Comecei a ler e desta vez vi tantas criticas à sociedade da época, coisa que quando era pequena não pude perceber.
E para os que nunca leram essa linga história resumo então:
Na verdade essa obra foi escrita em Paris, um presente de aniversário de 1 ano de João Jorge - Filho do grande mestre Jorge Amado. Por fim, ele nunca pensou em publica-lo, mas após 30 anos o fez.
A novela é narrada em um parque onde vivem diversos animais, entre eles o gato, tão temido gato, e a Andorinha Sinhá, a formosa e gentil Andorinha. Trata-se de um amor impossível entre  uma andorinha e um gato, já que a lei era "pato com pata, galo com galinha bombo com pomba..." e por ai vai. Mas os dois viveram dias de primavera, verão e até mesmo outono juntos até que então chega o inverno. aí eu não conto mais! Quem quiser que leia para saber tintim por tintim! Eu até empresto meu livro caso queira. rs
Agora estou a espera da estrei da peça que mencionei no começo! Ah, e assim que chegar a grande hora prometo convida-los também! Fiquem então com um trecho do livro:

"O mundo só vai prestar
Para nele se viver
No dia em que a gente vir
Um gato maltês casar
Com uma alegre andorinha
Saindo os dois a voar
O noivo e sua noivinha
Dom Gato e dona Andorinha."

Nenhum comentário:

Postar um comentário