Não poderia deixar de homenagear esse povo tão cheio de sabedoria. Então eu pensei - poderia postar como esse povo foi descrito nas obras literárias brasileiras na época do romantismo... Mas lembrei-me de uma história que ouvi, por acaso, quando estava lavando a louça aqui em casa. Estava passando um documentário (não sei o nome nem o canal) que falava sobre a origem da palavra MANDIOCA. Achei muito interessante o pouco que ouvi e, lembrando desse episódio, resolvi pesquisar e postar sobre e porque não aproveitar essa data?
![]() |
Nascimento de Mani |
"Em tempos idos, apareceu grávida a filha dum chefe selvagem, que recidia nas imediações do lugar em que está hoje a cidade Samtarém. O chefe quis punir no autor da desonra de sua filha a ofensa que sofrera seu orgulho e, para saber quem ele era, empregou debalde rogos, ameaças e por fim castigos severos. Tanto diante dos rogos como diante dos castigos severos a moça permaneceu inflexível dizendo que nunca tinha tido relação com homem algum.
O chefe tinha deliberado matá-la, quando lhe apareceu em sonho u, homem branco que lhe disse que não marasse a moça, porque ela efetivamente era inocente, e não tinha tido relação com homem. Passados os nove meses, ela deu a luz uma menina lindíssima e branca, causando este [ultimo fato a surpresa não só da tribo como das nações vizinhas, que vieram visitar a criança, para ver aquela nova e desconhecida raça. A criança, que teve o nome de Mani e que andava e falava precocemente, morreu ao cabo de um ano, sem ter adoecido e sem dar notas de dor. Foi ela enterrada dentro da própria casa, descobrindo-se e regando-se diariamente a sepultura, segundo o costume do povo. Ao cabo de algum tempo, brotou da cova uma planta que, por ser inteiramente desconhecida, deixaram de arrancar. Cresceu, floresceu e deu frutos. Os passarinhos que comeram os frutos se embriagaram, e este femômeno, desconhecido dos índios, aumentou-lhes a superstição pela planta. A terra afinal fendeu-se, cavaram-na e julgaram reconhecer no fruto que encontraram o corpo de Mani. comeram-no e assim aprenderam a usar da mandioca."
MANDIOCA = MANI OCA = CASA DE MANI
Texto retirado de :http://pt.wikipedia.org/wiki/Mandioca#Lendas
Texto compartilhado de: http://educacao.uol.com.br/artes/vicente-rego-monteiro.jhtm
Texto compartilhado de: http://educacao.uol.com.br/artes/vicente-rego-monteiro.jhtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário